Roupas Vintage :
Nessa categoria do nosso site você vai encontrar uma seleção incrível de roupas Vintage. Mas afinal como podemos saber se uma roupa é vintage e o que exatamente é considerado um estilo vintage?
Vamos lá, o termo vintage é geralmente associado a antigo, ou seja, roupas, móveis, relíquias com mais de vinte anos. As roupas fabricadas até os anos 90, são facilmente identificáveis, porque elas têm CGC na etiqueta ao invés de CNPJ, esses registros referem-se à mesma coisa, que é o número do documento da empresa fabricante, mas tem nomenclatura diferente. O CGC parou de ser usado em meados dos anos 90, dando lugar ao CNPJ, portanto quando você encontra uma roupa que tem CGC na etiqueta, tem a certeza de ter em mãos uma peça vintage, com mais de 30 anos, é uma chancela. Mas as roupas dos anos 2000 também já podem ser consideradas vintage porque já tem mais de 20 aninhos!!!
Qualidade X Roupas Vintage:
Sim, é bem verdade que a grande maioria das peças vintage, especialmente as criadas de 1990 para baixo eram feitas com uma qualidade bastante superior às de hoje, isso por vários motivos:
- Roupas eram feitas para durar: as marcas se importavam muito com a durabilidade de suas peças isso era umas das características que faziam uma marca ser bem considerada, era uma preocupação delas todo o processo de produção: escolha dos melhores tecidos, aviamentos, e o acabamento também muito bem feito. Mesmos marcas populares, como a C&A por exemplo, entregavam peças de qualidade excelente. Quem garimpa sabe que é comum encontrar uma peça vintage dessa marca com uma qualidade que hoje não vemos mais em suas peças.
- Outro responsável pela significativa queda na qualidade das peças atuais é o fast fashion – desde meados dos anos 90 vimos a indústria da moda mudar muito. O maior fenômeno responsável por elas é a grande expansão de gigantes fast fashion. Ali o lema é compre consuma, descarte, compre mais. Por isso são criadas coleções semanalmente, arisco a dizer que nos dias de hoje seja diariamente mesmo. Então para que o consumidor permaneça comprando sempre as roupas precisam ser baratas, e é aí que a qualidade é sacrificada.
Separamos Nossas Peças Vintage por décadas para que você navegue e se encante por cada uma delas.
Roupas Anos 50 e 60 - Apesar de raras, ainda conseguimos garimpar algumas preciosidades das décadas de 50 e 60, e quando encontramos é realmente como encontrar um tesouro. Em geral são peças de tecido nobre como linho, seda e algodão, que de tão bons conseguiram atravessar os anos sem se danificar. Essas roupas têm rendas, fitas, bordados à mão e o feitio delas é muito especial.
Roupas Anos 70 – Mangas e bocas de sino, roupas no estilo hippie e boho, estampas florais e psicodélicas, tons terrosos, vestidos fluídos, muitos lenços usados na cabeça, na cintura e como tops. A moda anos 70 refletia a liberdade que os jovens buscavam naquela época e por aqui você encontra algumas roupas originais dessa época.
Roupas Anos 80 – Na década de 8880 o que vigorou foi o tom de exagero, tudo muito e máxi. Ombreiras protuberantes, volume nas saias e vestidos, as famosas calças bag que tem um quadril bem amplo, meias com sandálias, cores e tons bem fortes, metalizado. Tudo isso junto e misturado. Na moda praia dos anos 80, vimos nascer o modelo de calcinha asa delta, aquela que é bastante cavada e alta, os biquinis em cima eram minúsculos. Passei por essa categoria e reviva a era disco, com produtos originais da época.
Anos 90 – Acabamos de ver um remember dessa década nos últimos ano. Calça cintura alta, jeans bem grossos, roupas básicas como o bom e velho jeans com blusa de malha branca, jardineiras. A moda é assim, vem e vai. Se você é fã dessa época, temos os looks perfeitos.
Anos 2000 – Cintura baixa, babados, blusas e vestidos sem alça e de tecidos fluídos. Cintos de corrente, muitas batas frente única. Tudo isso e muito mais na nossa seleção anos 2000.
Vem garimpar !