Filme Air - A História Por Trás da Logo

Filme Air - A História Por Trás da Logo
Tudo fica mais interessante e carregado de valor quando conhecemos a história por trás da "coisa".
Ontem assisti ao filme Air - A História Por Trás da Logo - e o filme me marcou em diversos pontos, por hora vamos comentar sobre o tênis objeto do filme - o Air Jordan, moda e um pouquinho sobre crescimento de marca e mundo corporativo.
A história é contada entre 1984 e 1990 e mostra a concorrência e corrida acirrada entre as marcas Adidas, Converse e Nike, em busca de participação importante no mercado de tênis de basquete.
O desenrolar do filme, que tem direção de Ben Affleck e grande elenco com o próprio Ben, Matt Damon e Viola Davis, se passa dentro dessas corporações. Enfoca bastante como as pequenas e corajosas decisões dos funcionários mudam o rumo das coisas e criam o que chamamos de crescimento e estabelecimento de marca. Nesse momento a Nike estava em terceiro lugar na briga, mas o visão de futuro e persistência do funcionário Sonny Vaccaro, aliado a uma equipe que cumpre seus perfeitamente seus papéis viraram o jogo e colocaram a Nike num faturamento sem precedentes. Não vamos contar detalhes por queremos te incentivar a assistir ao filme. Vale muito a pena.
É muito bacana voltar aos anos 80/90 e rever a vida na época: computadores, telefones e tvs totalmente diferente do que conhecemos hoje. A arquitetura e decoração das casa e empresas da época, é muito legal fazer essa viagem no tempo. A trilha sonora do filme é com certeza um presente à parte, músicas hit da época que são uma delícia de ouvir.
Eu não conhecia a história por trás do tênis que virou febre nas últimas temporadas, para mim era algo novo, mas não. O tênis que chegou a enjoar de tanto que vimos no street style em 2021/ 2022/ 2023, nasceu em meados de 1980 , é um sucesso de venda até hoje, e é exatamente o mesmo.
Michael Jordan, na época da parceria, era um jovem atleta de 18 anos, no início de sua carreira brilhante - ele é considerado o atleta mais competitivo da história - foi o primeiro a receber participação nas vendas de um produto com seu nome, e ainda hoje recebe renda passiva estimada em 4 milhões de dólares pelas vendas da marca Air Jordan. O tênis foi um estouro de vendas, vendeu naquele ano U$ 162 milhões, enquanto esperavam U$ 3 milhões em vendas.
" SOMOS LEMBRADOS PELAS REGRAS QUE QUEBRAMOS " - Philip H. Knigth (fundador da Nike)
Por último e não menos importante, queremos comentar o figurino do filme, caracterização dos meados dos anos 80 à início dos 90. "Apesar do gigantesco desafio, Charlese Antoinette Jones, que assina o figurino da obra, diz que se sentiu muito confortável com a missão, já que viveu os anos 1980 e 1990 e é fã de Jordan - tanto do artista, quanto da marca criada pela Nike."
Para nós a moda inovou até os anos 90, depois disso o que foi feito é cópia ou desconstrução do que já existia. Então nessa época ainda temos moda sendo criada de fato. O figurino é 90 % masculino, num mix muito legal de roupa de trabalho e roupa esportiva. Modelagens mais amplas e muita alfaiataria no melhor estilo anos 80. Fiquei ligada nos figurinos de Viola Davis, única mulher protagonista do filme, ela interpreta a mãe do Michael, é uma mulher nos seus 40 anos, é ela quem toma as decisões. Usa basicamente malha e jeans em casa e alfaiataria nas reuniões para falar dos negócios do filho. Uma lindeza!!! Orgulho de ter peças da época aqui no Marylu Brechó. Vamos deixar algumas inspirações para vocês:
Amamos Vintage!
Assistam Air - Disponível no Prime Vídeo.